Colaboradores, pacientes, visitantes e parceiros comemoraram juntos, na quinta-feira (29/08), o aniversário do Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho, na Regional Eldorado. O estabelecimento faz 16 anos no mesmo dia que Contagem faz 108 anos (30/08). A festa teve balões, parabéns, bolo e um grande abraço do grupo na unidade.
Quem puxou a fila, passando por alguns setores do Hospital na hora do abraço, foram dois servidores efetivos da prefeitura que já estão há anos trabalhando no local: o clínico geral, Dr. Francisco Rodrigues de Soares e a auxiliar de rouparia, Gesmair Aparecida Carneiro Miranda.
O médico contou que há praticamente 16 anos, ele esteve presente no primeiro plantão da urgência e emergência do Pronto Socorro do HMC e, em sua memória, o dia foi bem tranquilo em vista da rotina dinâmica do que realmente é. “De lá para cá muitas pessoas foram atendidas, histórias e casos clínicos aconteceram ... que se eu for descrever, a emoção toma conta... Aqui é como se fosse nossa segunda casa e família,” destacou Dr. Francisco Soares. Para ele, muitas mudanças ocorreram ao longo destes anos e, principalmente, melhorias no Hospital Municipal.
Perto de aposentar-se, Gesmair ficou muito emocionada por abrir o evento, pois além de boas lembranças do dia a dia, ela ama trabalhar no Hospital Municipal. Nestes sete anos em que está abastecendo profissionais e pacientes com os enxovais, ela disse que sente muito feliz em sua função e em tudo que participa. “Além das minhas atividades no setor, contribuo em outras ações da Humanização realizadas na unidade para pacientes e colaboradores”.
Os participantes do abraço se reuniram na portaria principal do HMC para também cantar parabéns. A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) distribuiu pedaços de bolos para todos os presentes e também para os colaboradores nos setores internos. Na tarde do mesmo dia, um culto ecumênico foi feito no auditório para fechar as comemorações.
Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho
Inaugurado em 30 de agosto de 2003, o Hospital Municipal possui 46 leitos de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica e 30 de CTI. Atualmente, a segunda ala da Clínica Médica está em obras para revitalização do local. Com a reforma, mais 42 leitos estarão disponíveis para atendimentos até o final do ano.
Por mês são mais de 500 procedimentos nas especialidades de gastroenterologia, neurologia clínica, neurocirurgia, cardiologia, ortopedia, cirurgias vascular, geral, plástica, torácica, de cabeça e pescoço. Exames laboratoriais, colonoscopia, endoscopia , tomografia, raio-x, ultrassom, duplexscan e outros, também são feitos no local.
O Pronto-socorro é porta de entrada para emergências do Município e cidades ao redor. São 19 leitos de observação, 12 vagas rotativas da sala de decisão clínica e oito leitos do politraumatismo, além de três leitos da sala vermelha.
Lotado no na ala de Politraumatismo, o Dr. Francisco Soares acredita no potencial da instituição e dos colegas de trabalho que fazem tudo acontecer com dedicação e empenho, pensando nos próximos anos, ele deixa a seguinte mensagem a todos que constroem a história do HMC: “Fazer o melhor possível nas condições que tem, para que em condições melhores possa fazer mais ainda”.